Com apenas 63 anos de fundação, Brasília é uma das mais populosas cidades do país. Planejada para ter pouco mais de 500 mil pessoas, atualmente o Distrito Federal ostenta mais de 3 milhões de habitantes, sendo que, até o ano de 2025, a população estimada é de 3.240.000 pessoas, segundo o Cenário Demográfico publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF, antiga Codeplan). Porém, quanto maior esse número, maiores são os desafios sociais a serem enfrentados.
Sabendo disso, a Secretaria de Estado da Família e Juventude do Distrito Federal (criada em 2023 pela fusão da Secretaria Extraordinária da Família e da Secretaria de Estado de Juventude) coloca em ação diversos programas sociais para o cumprimento das políticas públicas voltadas para as pessoas mais social e economicamente vulneráveis.
Uma das ações de maior impacto são os Centros de Juventude, onde mais de 5 mil jovens foram atendidos apenas nos primeiros meses de 2023. A regularização fundiária também foi de grande importância para garantir o funcionamento legal de templos religiosos e entidades de assistência social.
Benefícios administrados pela Sedes-DF e pelo BRB
Além dos programas mencionados, existe uma série de benefícios sociais administrados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e apoio do Banco de Brasília (BRB), que amparam as famílias em situação de vulnerabilidade social. É válido lembrar que para usufruir dos benefícios é importante estar com o Cadastro Único atualizado.
Serviço
Para se inscrever no CadÚnico, basta comparecer à unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo da sua casa, mediante agendamento pelo 156 ou pelo site da Sedes. Listamos os principais programas, veja:
Para mais informações, acesse o site da Sedes e fique ligado sobre benefícios que estão disponíveis para você: https://www.sedes.df.gov.br/programas-e-beneficios/
*Texto escrito com informações do GDF.