Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/12/21 às 11h50 - Atualizado em 10/12/21 às 11h50

Sejuv recebe prêmio por atingir 100% de Transparência Ativa

 

A Secretaria de Juventude do Distrito Federal recebeu o prêmio Índice de Transparência Ativa da Controladoria-Geral do DF. A transparência ativa ocorre quando os dados e informações são divulgados pelos órgãos públicos espontaneamente, sem que o cidadão precise solicitar.

 

Para atingir a meta, secretarias, autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, órgãos especializados e autônomos e administrações regionais devem tornar público, nos respectivos portais da internet, informações, desde as mais comuns — como endereço e contatos telefônicos ou eletrônicos — às de caráter institucional ou relacionadas a despesas, contratos, convênios, licitações e servidores.

 

O Índice de Transparência Ativa foi criado em dezembro de 2015 para estimular a transparência pública e o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI).

 

A premiação faz parte da programação em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado em 9 de dezembro. Segundo o controlador-geral do DF, Paulo Martins, a data foi escolhida porque a transparência é o principal instrumento de combate à corrupção, pois inibe esses atos.

 

A edição deste ano ficou marcada por ser a primeira vez que o Governo do Distrito Federal atingiu 100% no Índice em todos os órgãos.

 

“O prêmio é fruto de muito trabalho e o reconhecimento do nosso compromisso em manter uma relação de transparência com a população do Distrito Federal. É extremamente importante que todos tenham acesso às informações da pasta de forma clara e objetiva e não poderíamos estar mais alegres, comemorar essa conquista com todos os meus colegas gestores do Distrito Federal é gratificante”, comemora a secretária de Juventude Luana Machado.